Notícias

Três fatores que podem impulsionar novamente as criptomoedas

O mais recente relatório da Coinbase, elaborado em parceria com a empresa de análise de blockchain Glassnode, aponta que, apesar das oscilações nos preços, as perspectivas para o final de 2025 continuam otimistas. Nos últimos dias, após uma liquidação no mercado, os preços se estabilizaram, mas ainda estão vulneráveis a fatores econômicos maiores.

No documento intitulado Mapeando as Criptomoedas no 4º Trimestre de 2025: Navegando na Incerteza, a Coinbase destaca três catalisadores que podem impulsionar o mercado: condições de liquidez, crescimento das stablecoins e avanços políticos e regulatórios.

Segundo o índice Global M2 Money Supply, que mede a quantidade de dinheiro em circulação, há suporte para o Bitcoin. O relatório sugere que a previsão de cortes na taxa de juros pelo Fed (Federal Reserve) pode direcionar mais recursos para ativos de risco, como as criptomoedas. “Acreditamos que o Fed deve realizar mais dois cortes de juros neste trimestre. Isso pode levar investidores a aplicar parte dos US$ 7 trilhões que estão atualmente parados em fundos do mercado monetário”, informa o relatório de forma clara.

O aumento na oferta de stablecoins e o volume ativo em blockchains estão perto de atingir recordes, o que contribui para a liquidez e facilita pagamentos e transferências. Além disso, a evolução da política monetária e a infraestrutura de ETFs nos Estados Unidos estão melhorando o acesso e a profundidade do mercado, criando um ambiente mais estável para os investidores.

A Coinbase posiciona o Bitcoin como o “ouro digital” e mantém uma visão positiva sobre o Ethereum, especialmente com os avanços em redes de segunda camada que ajudam a reduzir taxas. Empresas que mantêm tesourarias em criptomoedas continuam a ser compradoras do BTC e ETH.

Embora existam riscos no curto prazo, como incertezas econômicas e a possibilidade de queda na liquidez em novembro, o relatório conclui que esses três fatores criam um cenário favorável para o final do ano, colocando o Bitcoin em uma posição de destaque. “A configuração atual parece particularmente favorável para o Bitcoin, enquanto o posicionamento em altcoins deve exigir um cuidado maior”, finaliza o documento de forma sucinta.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo